sexta-feira, 17 de abril de 2009

Primeiro dia do curso

          Lembram disso? Era a formação para o primeiro dia de aula!

Caras de sono!

          Pela cara da galera, deve ser uma segunda-feira de ressaca.

Desfile militar

          Alunos da Artilharia, tendo á frente o Capitão Borges. À direita, o Tenente Zé Luiz. Desfile militar na Avenida Bezerra de Menezes, em frente ao CPOR.

Hora do Lanche II

Evento no pátio do CPOR.

João Dinancês de ANDRADE

          João Dinancês de ANDRADE, aluno do curso de Intendência.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Nomes, fotos e e-mails dos alunos

          Após inúmeros contatos via telefone (a conta do Galeno foi pro espaço!), Internet, tambores, vizinhos, ex-esposas e o escambau, eis que quase a metade dos alunos foram localizados. Muitos ainda estão sumidos, outros faleceram e outros (poucos) estão escondidos.

           Pois bem, na relação existente aí do lado esquerdo do blog, você poderá encontrar o nome dos colegas de turma, os e-mails coletados e algumas fotos que conseguimos recuperar. Não paramos por aí! A intenção é recuperar um maior números de dados, saudoso suporte para guardar na memória do coração.

           Navegue então pelas turmas da Artilharia, Infantaria e Intendência. Aproveite para atualizar o seu e-mail e enviar as fotos que você tem guardado aí no fundo daquela gaveta lá na sala! Vá lá! Escaneia e envia para o e-mail cpor74@gmail.com.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Pausa para Meditação

    Sempre havia uma pausa para a meditação, coisa bastante comum para a geração dos anos 70. Na foto aí de cima, o aluno Antonio Nei Fonseca ACHILLES (primeiro à esquerda), se reúne com outros colegas do curso de Artilharia. Era dezembro de 1974.

O Juramento

    O Aspirante Antonio Tadeu CIDRÃO (em primeiro plano, à esquerda na foto) ergue a mão  direita para proferir o Juramento, formalidade exigida na solenidade de Formatura ocorrida em 15 de dezembro de 1974.

    O juramento era assim:

    "Ao ser declarado Aspirante a Oficial da Reserva, assumo o compromisso de cumprir, na paz e na guerra, os deveres que me competem, pela segurança e grandeza do Brasil, cuja honra, integridade e instituições defenderei com o sacrifício da própria vida".

Boiando com a calça do uniforme

 

    Atravessar rios e lagoas apenas com a calça do uniforme servindo de bóia era novidade para todo mundo. Na foto aí de cima, na Fazenda Penedo, em Maranguape, os alunos Galeno e Couto mostram como a coisa funciona. Era o Primeiro Exercício de Longa Duração (ELD), no período de 22 a 26 de junho de 1974.