sábado, 21 de março de 2009


Exercício de Longa Duração (ELD)

   Em mais um Exercício de Longa Duração, em Maranguape ou Canindé: Tácito POUCHAIN Ribeiro (costas), ALFRAN Ferreira de Araújo (agachado), José Jairo TAVARES de Melo (uniforme completo), Francisco das Chagas VIDAL Neto (encoberto), Francisco LEONILDO Costa Barreto, Francisco XAVIER Fontenele Neto e JORGE Alves de Melo.

Convite de Formatura

   Capa do convite de Formatura, que seria realizada em 14 de dezembro de 1974.

Festa do Distintivo

   Após o Curso Básico, os alunos receberam o distintivo da Arma ou Serviço em solenidade realizada na noite do dia 4 de maio, no clube Náutico Atlético Cearense.

Aluno Galeno

   O aluno GALENO Furtado Monte, em pose para a galeria dos alunos do curso de Infantaria.

Entrega da espada

   Inês Pontes entrega a espada ao Aspirante Francisco XAVIER Fontenele Neto, na solenidade de Formatura, em 14 de dezembro de 1974.

Convocação para o Estágio de Instrução

   Em 3 de maio de 1975, o jornal O Povo noticiava que os Aspirantes a Oficial formados em 1974 estavam sendo chamados pelo Comando da Décima Região Militar para a escolha dos locais e datas do Estágio de Instrução.

   A reunião seria realizada no dia 15 de maio, às 14 horas e alerta que a ausência implicaria "em prejuízos legais para o aspirante".

Armando a barraca

   Em um dos Exercícios de Longa Duração (ELD), da esquerda para a direita: Newton Fernandes TEIXEIRA, Francisco XAVIER Fontenele Neto, Marcos Antonio DANTAS de Lima, Carlos Alberto ELEUTÉRIO Gomes (encoberto), Roberto Ferreira de ARAÚJO, Francisco José DA SILVA, José Carlos Pereira PAZ, Antonio Rogério de Oliveira LOPES, (Não identificado - encoberto), Danilo FREIRE Costa, ALFRAN Ferreira de Araújo (óculos), SÉRGIO Viana da Silva e Jorge LUIZ Lopes.

Guia do R/2

   Cada um dos Aspirantes recebeu um Guia contendo todas as obrigações e direitos do Oficial da Reserva.

Marcha

   26 de junho de 1974 - Segunda Marcha. Deusdeth, Clayton, Clemant (agachado), Nilton, Castro, Roberto, Rubens, Galeno (agachado), Luciano e Pierre.

Solenidade de Formatura

    Em 14 de dezembro de 1974, o Aspirante Galeno ao lado de familiares.



Turma General Olavo

   Pouca gente sabia, mas a turma levou o nome de "General Olavo de Oliveira Albuquerque" porque ele - falecido então recentemente - havia comandado o CPOR no período de 1947 a 1951.

   A solenidade de formatura, em que os alunos foram declarados Aspirantes a Oficial, foi realizada às 18h do dia 14 de dezembro, em frente ao CPOR, na avenida Bezerra de menezes.

   Foi realizada uma missa em ação de graças e bênção das espadas, às 19h. À noite, às 21h30, ocorreu o Baile das Estrelas, no Náutico Atlético Cearense.

Solenidade de Formatura

   14 de dezembro de 1974 - Aspirante Xavier, na solenidade de formatura.

sexta-feira, 20 de março de 2009


Segunda marcha

   Segunda Marcha, em 26 de Junho de 1974: Galeno, Couto, Miranda, Flávio, Abreu, Batista (bebendo água), Nilton, Luis Carlos e Lima Junior.

Hora do lanche!

   Uma pausa para o lanche durante confraternização da turma. (junho de 1974).

Missa dos Alunos

   Capa do livreto distribuído no dia 15 de agosto de 1974.

terça-feira, 17 de março de 2009

1ª Marcha de 8 km - 1º auto-horário


    Maio de 1974.

    Em frente à Faculdade de Agronomia: Veloso, Correia, Nilton, Galeno, Caminha....
Identidade Militar para Oficiais R/2

   Um comunicado bem útil para aqueles que desejam guardar de lembrança a Identidade Militar de Oficial: o documento voltou a ser emitido pelo Serviço de Identificação do Exército, agora com três alterações:

   1 - Passou da cor amarela para a cor verde
   2 - Prazos de validade:
      2.1 - Validade de 1 ano nos primeiros 5 anos, a contar da data da declaração de Aspirante-a-Oficial;
      2.2 - Validade de 5 anos após esse período e até os 45 anos de idade;
      2.3 - Validade por prazo indeterminado a partir dos 45 anos de idade.

   3 - Voltou a constar da carteira de identidade a expressão "1.º Tenente da 2.ª Classe da Reserva - Infantaria" (por exemplo).

   Os interessados deverão observar as seguintes instruções:

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A OBTENÇÃO DA IDENTIDADE MILITAR

   1. Ficha de Informação (FIOCI - Clique AQUI para baixar o documento e imprimir);
   2. Anexar 01 (uma) foto 3x4 em traje social, com gravata (ou ir de terno e gravata, para ser tirada foto digital na hora);
   3. Comprovante de pagamento (emitido pelo Setor de Identificação do Exército e recolhida no Posto Bancário do BB no próprio local);
   4. Xerox da cédula de identidade civil;
   5. Certidão de nascimento;
   6. Certidão de casamento, com averbações, se for o caso;
   7. Comprovante de tipo sangüíneo e fator RH, fornecido por laboratório, se for a 1.ª vez que requer a cédula de identidade militar;
   8. Xerox do documento que originou a reserva (DOU, Boletim DGP, Bol. Reg., Bol. OM);
   9. Cópia do Certificado (Asp), da Carta Patente e Apostilas (se oficial);
   10. Xerox da identidade militar;
   11. Xerox do CPF;
   12. Xerox do Título de Eleitor;
   13. Xerox da Carteira de Motorista;
   14. Xerox do cartão do PIS/PASEP.

   Levar documentos originais. O Exército recomenda que as cópias devam ser tiradas e autenticadas no local, poelo servidor encarregado.

   A documentação acima deverá ser entregue no Setor de Identificação do Serviço Militar, da sua Região Militar.

1ª Marcha de 8 km - 1º auto-horário



          Na Primeira Marcha de 8 quilômetros, em maio de 1974, uma pausa em frente à Faculdade de Agronomia, na avenida Mister Hall (quase deserta): Deusdeth, Oliveira, Galeno (semi-agachado), Correia, Luis Carlos, Furtado, Batista, Lima Junior e  Robinson (bebendo água no cantil). Agachados estão os alunos Borges, Veloso e Caminha.

1º ELD - 22 a 26 de julho de 1974



          Os Exercícios de Longa Duração (ELD), normalmente realizados nas áreas militares de Canindé (ou Maranguape), duravam uma semana de muitas histórias para contar. No período noturno, nos exercícios de tiros traçantes, no mesmo local aí da foto, podíamos ouvir na "radiola de campanha", sucessos da época, principalmente da dupla Simon & Garfunkell.

          Na foto, da esquerda para a direita: Pinheiro, Pouchain, Siqueira, Barros, Catunda, Pereira, Machado, Amaral, Barroso, Paula Dias, Pinheiro, Teixeira (Int), Sá Rocha (Art), Cidrão (Int), Galeno, Capitães Vale e Maia. (23 de julho).


Interior do CPOR

Junho de 1974 - Deusdeth, Siqueira, Castelo Branco, Pereira, Catunda, Sá, Roberto, Colares, Alejandro, Melo, Batista, Oliveira, Alencar, Luis Carlos, Galeno, Veloso e Barroso

Brasão do CPOR de Fortaleza
Teste

123 teste!
O pessoal da última fileira aí está me ouvindo?
Está?
Então a coisa está funcionando!